São testes que visam avaliar a capacidade cognitiva de uma pessoa em relação a sua faixa etária. Nesses testes, quase sempre são empregadas medidas como: tempo médio de solução dos problemas, quantidade de erros/acertos, etc.
A sigla QI quer dizer Quoeficiente de Inteligência e foi criada por Wilhelm Stern, em 1912. Ele também introduziu os termos "idade mental" e "idade cronológica".
O QI é estudado porque ele se correlaciona muito bem com sucesso medido em uma variedade de eventos na vida de um sujeito. Pessoas com alto QI geralmente tem altos graus de educação(mestres, doutores e pós-doutores), salários elevados e saúde ótima. Por outro lado, a sensação de felicidade pessoal não parece estar ligada com a inteligência do sujeito.
Os testes são projetados para o coeficiente médio seja em torno de 100, e que a curva seja muito próxima de uma Gaussiana(distribuição normal).
Alguns cientistas argumentam que a inteligência é um conceito demasidamente complexo e multiplanar, logo é impossível condensá-la em um único número. Uma teoria bastante aceita, proposta pelo piscicólogo Howard Gardner, é que existe oito tipos de inteligência: inter-pessoal, intra-pessoal, cinemática, linguística, lógica, musical, naturalista e existêncial.
— inter-pessoal: capacidade de entender, motivar e lidar com outras pessoas.
— intra-pessoal: capacidade de conhecer a si próprio. Fundamental para poetas e psicólogos
— cinemática: capacidade de usar o corpo humano no seu limite, como contorcionistas, dançarinos e esportistas
— linguística: habilidade fora do como para com a língua escrita e falada. Presente em grandes escritores como Camões.
— lógica: capcidade de raciocínio matemático fora do padrão, capacidade de análise de problemas científicos e proposição de hipóteses e teorias
— musical: habilidade nata em compor e produzir música.
— naturalista: total sinergia com a natureza, presente em biólogos de renome, como Charles Darwin
— existêncial: capaz de formular e questionar a existência de si e de o que o cerca. Presente, obviamente, em filósofos.
:
QI acima de 140: Genialidade
121 - 140: Inteligência muito acima da média
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência normal (ou média)
90 - 109: Inteligência normal (ou média)
80 - 89: Embotamento
70 - 79: Limítrofe
50 - 69: Cretino
QI acima de 127: Superdotação
121 - 127: Inteligência superior
111 - 120: Inteligência acima da média
91 - 110: Inteligência média
81 - 90: Embotamento ligeiro
66 - 80: Limítrofe
51 - 65: Debilidade ligeira
36 - 50: Debilidade moderada
20 - 35: Debilidade severa
QI abaixo de 20: Debilidade profunda
O primeiro teste surgiu na China há mais de 1500 anos atrás, mas somente no início do século XX, na França, eles começaram a ter significado científico.
Não deixe de ler o artigo do wikipedia sobre Quoeficiente de Inteligência e o fabuloso site do professor Carlos Simões, que conta com muitos testes inéditos e muita informação a sobre inteligência